Você pode nunca ter pensando sobre isso, mas a saúde dos dentes e a aparência facial estão diretamente relacionadas! Isto porque os dentes influenciam no formato do rosto e na sua beleza como um todo.
Uma das principais preocupações com respeito ao sorriso está ligada à estética. Problemas como dente quebrado, manchado ou ausente impactam diretamente na aparência do rosto como um todo, de forma que uma das principais consequências quando esses problemas ocorrem é que a pessoa é percebida como tendo mais idade do que realmente tem.
Com relação aos dentes quebrados ou manchados, é mais fácil entender como eles remetem à ideia de envelhecimento. A perda de dentes, por sua vez, leva a mudanças nas posições dos outros dentes das arcadas, com alterações na mordida e na estrutura de ossos e músculos da face, promovendo um aspecto mais envelhecido - não seria exagero dizer que a falta de dente deforma o rosto. Quando são perdidos dentes da frente, existe uma redução gradual do volume dos lábios, provocando um aspecto de “boca murcha”. Já a falta dos dentes do fundo faz com que a altura do rosto seja reduzida, com projeção do queixo para frente e para cima, com mais sobra de pele no queixo e na lateral da face.
Se você está preocupado porque percebeu que sua condição dentária já alterou a aparência do seu rosto, saiba que, felizmente, a Odontologia dispõe de inúmeros recursos de tratamento, a exemplo das próteses dentárias, implantes dentários e prótese sobre implantes, clareamento dentário e restaurações em resina e facetas para eliminar de vez ou minimizar significativamente a influência negativa dos problemas bucais sobre a aparência facial.
Além dos recursos para tratar problemas já instalados, a cultura da prevenção permite às pessoas manter sempre um sorriso harmônico e aparência saudável por muito mais tempo.
Para iniciar a sua transformação, clique no link abaixo para ser atendido pelo nosso time de especialistas:
Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.